Segurança do Trabalho

Problema ou solução?

19 de set de 2018

Diante de 36 NR's do MTE, um grande universo de leis e normas técnicas, nacionais e internacionais, que estão em constante atualização, a serem atendidas na Segurança do Trabalho, como se adequar, trabalhar e gerir tantas disciplinas? E mais, como trabalhar com tantas exigências nas indústrias, onde cada exigência é multiplicada a escala de milhares ou milhões, com alta qualidade técnica e a um custo que caiba dentro do orçamento, além de lidar com o dia a dia na indústria?


O desafio é enorme, porém necessário, uma vez que apenas em 2017 foram registrados mais de 574 mil acidentes e quase 2 mil mortes de trabalhadores no Brasil (Fonte: Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho), em sua maioria na região sudeste do país, provocando além do dano a saúde e vida dos trabalhadores, uma despesa enorme para o país em afastamentos, indenizações, dias de trabalho perdidos e aposentadorias. Em razão desse grande número de ocorrências, surgiu também o grande volume de exigências técnicas e legais, então como se adequar a tudo isso?

Acidentes com e sem CAT's em 2017 - Fonte: ODSST

Uma das soluções que tem se mostrado mais viável é a terceirização dos serviços de engenharia de segurança do trabalho com empresas que são especializadas em diversas NR's e que possuem equipes multidisciplinares. Essas empresas possuem as ferramentas (equipamentos de medição, softwares etc) necessárias, bem como mantêm equipes capacitadas e atualizadas nas mais diversas normas e leis, uma vez que não precisam lidar com as constantes demandas da manutenção e produção no dia a dia da indústria. Outra grande vantagem é a qualidade técnica dos serviços, umas vez que as NR's estão interligadas (por exemplo: a NR-10 e NR-12 estão interligadas no que tange a proteção do circuito de alimentação das máquinas e aterramento das mesmas, NR-17 e NR-10 estão interligadas na disciplina de iluminação, NR-12 e NR-17 estão interligadas no aspecto de ergonomia nos postos de trabalho com máquinas, bem como sobre as escadas etc).

A contratação de Consultoria e principalmente de Assessoria em Engenharia de Segurança do trabalho com empresas especializadas em diversas NR's tem se apresentado como uma das poucas soluções para o grande volume de exigências sobre a Engenharia de Segurança do Trabalho nas indústrias. As principais vantagens dessa solução são:

    • Qualidade técnica;
    • Praticidade;
    • Agilidade;
    • Baixo custo de adequação;
    • Alta capacidade de gestão da SST.

Nesse contexto a Engênesis tem muito a oferecer, clique aqui e conheça nossas soluções.